-
Arquitetos: Esteras Perrote
- Ano: 2023
-
Fotografias:Juan Cruz Paredes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre os espessos muros de um antigo rancho serrano, projetamos uma habitação para finais de semana rodeada por rios e montanhas. Imaginamos construir um programa flexível sob uma grande cobertura inclinada que responda às novas necessidades de convivência com a estrutura herdada e o exterior. Um exercício de projetar sobre o construído para preservar a essência e propor o novo.
Localização. O projeto se desenvolve na localidade de San Antonio de Arredondo, Argentina, um povoado serrano às margens do rio que leva seu nome. Aos pés da montanha, se contempla um povoado de verão, com suas ruas que desaguam no rio, e um casario característico de uma época e de uma identidade serrana de Córdoba.
Preexistência. Na rua Rio Yuspe, a duas quadras do rio San Antonio, encontrava-se uma habitação construída no início dos anos 70. Este pequeno rancho, característico por seus espessos muros de tijolo, rebocados de cor branca, e uma cobertura alta em duas águas de lajes com vigas pré-moldadas in situ, responde a uma técnica construtiva de uma época que decidimos preservar e valorizar como identidade do projeto. A habitação possuía janelas muito pequenas com pouca conexão com o exterior, onde sua pequena superfície e as intervenções inadequadas ao longo dos anos tornavam a habitabilidade pouco confortável.
Programa. O projeto consistia em uma casa para finais de semana que permitisse o encontro e a reunião. Com o desejo de preservar a identidade do rancho, o projeto deveria contemplar a incorporação de superfícies maiores para abrigar dormitórios e banheiros. Dessa forma, se começa a desenvolver o programa social e privado em relação a esses antigos muros brancos e tetos inclinados.
Conectar. A proposta consiste na substituição de usos sobre os espaços herdados, e na sua inter-relação com as novas intervenções. Onde antigamente existia uma garagem, desenvolve-se a cozinha; logo após, preserva-se a localização da sala, mas ela é aberta para o exterior e pode se unir a um antigo dormitório. Anexa-se, ainda, um banheiro de uso social e um banheiro externo para a piscina.
Dessa maneira, é criado um projeto linear que corre de lado a lado, vinculando continuamente os espaços interiores de uso social com os espaços exteriores em uma grande galeria descoberta que acompanha o comprimento do terreno. Esta galeria, ao mesmo tempo, está revestida de pedra natural, que já existia mas foi recuperada e selecionada, culminando em um terraço o qual conecta o jardim, a piscina e uma abundante vegetação existente.
Anexar. A ampliação da casa se desenvolve sobre uma área vazia próxima a uma árvore pré-existente de grande porte, que está voltada para a rua. Neste setor, insere-se um volume que funciona como hall de entrada e abriga uma escada entre seus muros, percorrendo os níveis restantes. Esta escada vincula o hall de entrada com o quarto principal no andar superior, independente, com banheiro privativo e um estúdio-closet. Ao mesmo tempo, a escada continua até chegar ao grande terraço, um espaço único desde onde se pode admirar as montanhas, o céu e as estrelas.
Materialidade. A construção original contava com muros de tijolos maciços de grande espessura, com acabamento interno e externo de reboco cor branca. A cobertura, com tetos inclinados em duas águas, formada por lajes pré-moldadas feitas in situ, conforma a identidade do espaço.
A intervenção procura perpetuar o legado da casa, explorando o exercício e a engenharia de perfurar os muros para conectar o interior e o exterior. Assim como também, em um trabalho de composição geométrica, explorou as variações nas aberturas e seus fechamentos correspondentes.
Sob a premissa de que a habitação deveria abrir-se em sua totalidade e mostrar-se nua, aberta para a paisagem, desenvolve-se uma série de painéis dobráveis metálicos, com pequenas perfurações que permitem a entrada de luz no interior. Este sistema de fechamento permite que a habitação permaneça completamente fechada quando os usuários não estão em casa e, ao mesmo tempo, possibilita sua abertura completa quando a habitação está em uso.